29 de jul. de 2009

Bibliografia


Esses são alguns livros recomendados para se estudar ao longo do semestre; mas é apenas uma sugestão, então sintam-se livres para buscarem outras fontes de estudo. Estão ordenados por ordem de preferência (só pra ajudar mesmo...), indicando principalmente os três primeiros:

1) Marzzoco, A. & Baptista, B., Bioquímica Básica, 3ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007.

2) Lehninger, A. L.; Nelson, D. and Cox, M. M., Princípios de Bioquímica, 4° edição, Sarvier (Almed), 2006.

3) Devlin, T., M. Manual de Bioquímica com correlações clínicas , 6° edição, Edgard Blucher, 2007.

4) Stryer, L., Biochemistry, 5th edition, W. H. Freeman and Company, New York, 2001.

5) Voet, D. & Voet, J., Bioquímica, 3° edição, Artmed, 2006.



Bons estudos!

25 de jul. de 2009

Aumento do Prazo para envio do pedido para cursar Tópicos


Gente, o prazo para mandar o pedido para cursar Tópicos aumentou!!! O prazo agora é até o dia 03/08, segunda- feira, até meio dia!!!! Então, aproveitem!!!

22 de jul. de 2009

Tópicos em Bioquímica 2º/2009


Tópicos em Bioquímica é uma matéria de 4 créditos de módulo livre ministrada às terças e quintas-feiras das 18 às 20h para alunos dos cursos de Nutrição e Medicina.
.
O objetivo principal da matéria é capacitar os alunos a ler artigos científicos (papers) de modo crítico. Poucos alunos de gradução conseguem ler papers de forma adequada - quem faz Tópicos tem esse plus em sua formação.
.
Para tanto, a cada semana, um dos alunos deve apresentar um artigo científico previamente escolhido aos demais colegas, que também devem ler os artigos, assistir à apresentação, comentar e criticar.
.
Uma vez que os textos apresentados são majoritariamente em inglês, um pré-requisito para cursar Tópicos é que o aluno tenha boa capacidade de leitura e compreensão dessa língua (não precisa saber falar inglês)
.
Os matriculados em tópicos exercem ainda atividades de orientação na disciplina Bioquímica e Biofísica, como tutoria de painéis, seminários, blogs, elaboração da prova de V ou F e fiscalização das provas do módulo do Marcelo Hermes.
.
Dentre os alunos de Tópicos, 6 estudantes são selecionados para o posto de "monitores-monitores". Estes obtêm 2 créditos de monitoria, além dos 4 créditos de tópicos (totalizando 6 créditos), e devem esclarecer dúvidas de alunos, fiscalizar as provas de BioBio, corrigir a prova da Egle e ajudar na correção da prova de 9 horas.
.
Tópicos costuma ser uma matéria bastante instigante e dinâmica, além de valiosa na formação de qualquer médico ou nutricionista, profissionais que lidam com atualizações constantes.
.
Como pedir Tópicos:
Os alunos são selecionados entre os ex-alunos de Bioquímica e Biofísica que enviam seus pedidos para topicos_2001@yahoo.com até o dia 27 de julho de 2009, segunda-feira, às 18h. O e-mail deve conter: nome, matrícula, curso, notas de todas as provas, painéis, nível de inglês e um pequeno texto explicando seu interesse em cursar Tópicos.
O recebimento dos e-mails será confirmado até uma semana depois. Caso não receba confirmação, favor reenvie o e-mail.

13 de jul. de 2009

Votações de BioBio

Clique na imagem para ampliar.
.
Para os leitores do blog que não são da Med ou Nut. Esta votação entre os alunos de BioBio aconteceu ANTES que eles soubessem as notas que tiveram em seus seminários e blogs.

BioBio - Turma B - menções

Oi pessoal,
Vejam acima (clique para ampliar) as notas finais e menções de 2/3 da Turma B. Desse grupo de alunos apenas dois foi reprovado. No outro extremo, tivemos seis menções SS (marquei SS para aqueles com nota final acima de 8,8).
.
Abaixo estão as menções do restante da turma (clique para ampliar). Neste grupo, as duas reprovações foram de pessoas que abandoram BioBio. Tivemos ainda três menções SS.
.
Espero ver semestre que vem alguns de vocês em Tópicos em Bioquímica.
.
Como relação a revisão de notas, ver o que escrevi no post logo abaixo, sobre a Turma A.
.
abraços e boas férias
Marcelo Hermes
.
Em tempo:
Na verdade, foram 10 menções SS na turma B. Um aluno que tirou 8,96 deveria ter ficado com SS. Isso será corrigido em agosto, quando as aulas voltarem.

BioBio - Turma A - menções

Notas finais e menções da Turma A. Clique na imagem para ampliar.
.
Apenas dois alunos não passaram, sendo que um abandonou BioBio.
.
Para aqueles que querem revisão de alguma nota parcial e/ou menção, terão que fazer uma solicitação oficial no Depto de Biologia Celular. Cada nota foi corrigida pelo menos duas vezes, com extremo cuidado. Dicifilmente alguma nota poderá subir.
.
Espero ver alguns de vocês em Tópicos no semestre que vem.
.
abraços,
MHL

Notas de BioBex

Clique acima para ampliar.
.
Estas são as notas do trabalho sobre dietas low carb x diabetes tipo II. A maior parte da turma foi super bem.
.
Não iremos postar no blog as outras notas de BioBex, de responsabilidade de outros professores.
.
MAIS:
Vejam um trabalho Nota 10, clicando aqui.

12 de jul. de 2009

Gabriel: o novo chefe dos monitores

Oi pessoal,
Novo chefe dos monitores, para 2009-2: é o aluno da turma Med88, Gabriel de Carvalho. Ele foi monitor de neurotransmissores este semestre e aluno-SS de Tópicos em Bioquímica 1.
.
Clique na imagem para ampliar.
.
Agradecemos à Renata Miranda (veja ela aqui) pelo excelente trabalho como chefe dos monitores em 2009-1.

Paper usado na prova de 9 horas

Oi pessoal,
A prova de 9 horas foi baseada neste paper acima, de 2007. Para ter acesso a ele, sem custos, clique no link abaixo:
.
http://ajpendo.physiology.org/cgi/content/full/293/1/E327
.
Para os interessados em se aprofundar nos conhecimentos sobre diabetes tipo II, resistência a insulina, obesidade e esteatose vale a pena ler-de-verdade o artigo. Iremos discutir este artigo na próxima turma de Tópicos, em 2009-2.
.
Um erro recorrente na prova de 9 horas foi o pessoal assumir que músculo transforma glicose em ácidos graxos e assim forma suas reservas de TG. Não é verdade. O acûmulo de TG no músculo (esquelético ou cardíaco) se dá pelo uptake de ácidos graxos circulantes (seja na forma "livre" ou não). O músculo não tem a via de biossíntese de ácidos graxos.

Pontos extras (na média) de BioBio

Clique na imagem para ampliar
.
Estes pontos são dos debates em sala (classes do MHL) e das votações na prova de V ou F.

11 de jul. de 2009

Correlação entre provas (9 Horas x Egle)

Clique na imagem para ampliar.
.
Nota-se dois grupos de alunos. Os marcados pela linha vermelha, tiraram melhores notas na prova Nove Horas que os marcados pela linha verde, relativo aos resultados da prova da Egle. Isso pode indicar que um grupo da turma (os vermelhos) resolveu ralar mais (i.e., estudar) entre uma prova e outra.
.
A nota média na prova da Egle (valendo 7,0 pontos) foi de 4,188 (n=75), ou seja 59,8% de 10 pontos.
.
No caso da prova de 9 Horas, ajustada para 8,8 pontos (sem a SuperQ), a nota média foi 5,93 (n=74), ou seja, 67,4% de 10 pontos.

Turma B: Prova V-ou-F e seminários/blogs

Clique na imagem para ampliar
.
Atenção: A nota média da prova de V ou F (não incluindo 0,5 extras dos questionários-MHL) foi de 6,14, contando as turmas A e B.

Turma A: Prova V-ou-F e seminários/blogs

Clique na imagem para ampliar

9 de jul. de 2009

Prova de 9 Horas - NOTAS !!

Notas dos blogs e seminários

Oi pessoal
Vejam as notas do blogs e dos seminários.
.
Parabens aos grupos Diabetes e Extremos pelas notas máximas !
.
Cada aluno tem uma nota individual, que é uma percentagem da nota total do grupo. Postaremos em breve as notas individuais.

Mais fotos de BioBio 2009-1

Monitoras Chefe de BioBio - Rê e Ana.
.
Grupo Neurotrasmissores e o monitor Gabriel (acima)
.Grupo Radicais Livres (acima)
.
Grupo Extremos e o monitor Felipe (acima)
.
Monitores de BioBio, 2009-1

7 de jul. de 2009

Sobre a prova de NOVE horas

Oi pessoal de BioBio,
Sábado passado, dia 4, eu e os monitores fizemos a pré-correção das provas de Nove Horas. Foram 37 exames. Das 6 questões de bioquímica da prova, 5 foram pré-corrigidas naquele dia. A SuperQ, entregue por email dia 3, foi corrigida no final de semana.
.
Ontem iniciei a revisão da correção das provas. Ou seja, cada prova está sendo corrigida uma segunda vez - agora, apenas por mim. Muitas notas preliminares tiveram aumento de mais ou menos 10% em relação a sábado (o percentual variou de prova para prova, em dois casos a diferença foi negativa).
.
Ainda falta olhar para a Q3b (21 duplas fizeram esta questão optativa). De forma geral, vocês estão indo bem. Lógico que há duplas indo MUITO bem, e outras nem tanto - são pessoas que nitidamente não estudaram e ainda não sacaram a "lógica do metabolismo".
.
Pretendo terminar a correção até amanhã. Porém só iremos liberar as notas DEPOIS da prova de V ou F. As notas de cada prova estarão disponíveis aqui no blog de BioBio.
.
Lembrando: a prova de 5a feira, dia 9, será no mesmo local onde foi a Prova de Nove Horas. Vamos tentar começar as 9 da manhã. Haverá uma votação dos melhores blogs e seminários. Podem iniciar suas campanhas a procura de votos !

3 de jul. de 2009

Provas antigas de V ou F

Oi pessoal,
Estaremos postando aqui as provas antigas de V ou F para ajudar a vocês em seus estudos.
.
Prova 20, de 2008-2 - clicar aqui
Prova 19, de 2008-1 - clicar aqui
Prova 18, de 2007-2 - clicar aqui
Prova 17, de 2007-1 - clicar aqui
Prova 16, de 2006-2 - clicar aqui
Prova 15, de 2006-1 - clicar aqui
.
Gabarito da prova 20 - clicar aqui
Gabarito da prova 19 - clicar aqui
Gabarito da prova 18 - clicar aqui
Gabarito da prova 17 - clicar aqui
Gabarito da prova 16 - clicar aqui.
.
abraços,
MHL e monitores
(ps: a imagem acima foi retirada da prova de 2008-2)