30 de jun. de 2011

Atualizações!

Galera animadíssima, com ânimo de primeira semana de aula e cada dia mais apaixonada pela rotina da medicina e da nutrição! É com muito ânimo também que venho deixá-los a par dos futuros acontecimentos.

Minha missão é informar-lhes que a tão esperada prova de V ou F ocorrerá no dia 14 de Julho e que o prazo final para o encerramento dos blogs é dia 08/07/2011 até meia noite. O prazo para a finalização dos blogs pode ser adiado por UM ou DOIS dias, caso o grupo resolva isso com seu monitor.

Tem mais… Ouvi rumores de que o artigo que o professor indicou para que vocês respondessem uma pergunta sobre frutose não estava no blog? Como assim, queridos? E como fica minha reputação? Olhem a postagem do dia 03/06/2011 e vocês verão um link igual a esse: http://www.jci.org/articles/view/37385/pdf. Ao clicar vocês verão o famoso artigo, daí é só baixar! (Ah, para os esquecidinhos, a pergunta tem alguma coisa a ver com o porquê do o triglicerídeo pós-prandial aumentar nas pessoas que ingeriram predominantemente frutose, e a resposta está nesse artigo. Vocês precisam dar a resposta para essa pergunta nos seus blogs)

No mais, não há mais nada. Pelo menos não que eu me lembre… E, novamente, quaisquer dúvidas, comuniquem imediatamente a equipe de bioquímica. E aguentem firme que o semestre está acabando!!

Watch N´Ask - Exercício e Obesidade

     Ei, pessoal!! Parabéns aos grupos Bioquímica do Exercício e Bioquímica da Obesidade!! Agora vem a segunda etapa do serviço... O Watch N'AsK. A partir de hoje (30/06) inicia a contagem do tempo...

Perguntas para o grupo Bioquímica do Exercício:

(De Abobrinhas da Mídia - Naara Souza, Nilsa Langa, Clecildo, Rodrigo Santos, Jamily S.) Qual é a vantagem da suplementação de dextrose, considerando o fato de que é possível obter energia pela alimentação?

(De Radicais Livres - Larissa Braz, Jéssica Vasconcellos, Guilherme M., Pedro Carneiro, Ian Campelo.)
Como é a atuação das células satélites durante a reconstrução das fibras musculares quando em exercício?

(De Corticóides- Daniela, Bruno, Plínio, Nicolas, Helouise). Explique como a insulina pode ser usada para gerar hipertrofia muscular e quais os efeitos danosos que essa prática gera.

Perguntas para o grupo Bioquímica da Obesidade:

(De Neurotransmissores - Yuri Oliveira, Alexandre Artiaga, Catarina Salles) O que os adipócitos possuem de especial para serem os únicos capazes de armazenas lipídios na forma TAG?

(De Low Carb - Aline, Andressa, Teresa)  A doença de Prader Willy é caracterizada por uma disfunção alimentar descontrolada, levando o indivíduo a atingir níveis de obesidade elevados. Entretanto, mesmo quando privado de alimentação, a pessoa apresenta dificuldade acentuada para emagrecer. Por que?

(De Alzheimer - Mateus Cambuí, Lucas Ugliara, Pedro Ernesto) Como o excesso de gordura na mulher vai produzir hormônios masculinos?

Esperamos suas respostas... Bjos. Monitores. ;*

24 de jun. de 2011

Watch N' Ask

Olá, pessoal! Parabéns aos grupos de Radicais Livres e de Bioquímica da Nutrição pelas apresentações :D
Seguem abaixo as perguntas do Watch n’ Ask. Os grupos terão cinco dias, contando a partir de amanhã (25/06), para responder às questões. Lembrem-se: qualquer dúvida, entrem em contato com seus tutores :]

*Perguntas para o grupo Bioquímica da Nutrição:

- Pergunta do grupo de Homeopatia (Leonardo Vaz e Natasha Caldas): Se a ingestão de leite deve ser evitada em fenilcetonúricos, deve-se supender o aleitamento materno de fenilcetonúricos recém-nascidos? Se sim, é possível obter, de outra forma, os benefícios do leite materno? Se não, por que o leite materno pode continuar sendo ingerido, enquanto outros leites não?

- Pergunta do grupo de Hipertensão (Jessica Lucena, Tainá Nilson, Daniele Barreto, Amanda Régia e Teresa Tristão): Qual a relação do déficit de vitamina D e a diabetes tipo 2 (mellitus)?

-Pergunta do grupo de Envelhecimento (João Paulo, Diogo Cordeiro, Tainá Barreto, Laio Victor e Elka Siqueira): Que fatores associam as atividades bioquímicas da vitamina à perda de flacidez da pele (enrugamento)?

*Perguntas para o grupo Radicais Livres:

- Pergunta do grupo de Alzheimer (Lucas Ugliara, Mateus Cambuí e Pedro Ernesto): Os macrófagos, ao fagocitar corpos estranhos, liberam superóxidos. Quais os mecanismos são responsáveis para que esses superóxidos não sejam danosos ao organismo?

- Pergunta do grupo de Neurotransmissores (Alexandre Fuckner, Catarina Salles, Caio Silva, Felipe Prestes e Yuri Almeida): Qual a relação entre as placas de betamiloide e a produção de radicais livres?

- Pergunta do grupo Dietas Low Carb (Aline Okamura, Andressa Cristina e Teresa Dias): A suplementação de vitaminas, que possuem ação antioxidante,durante a prática de uma dieta cetogênica, poderia diminuir ou prevenir a ocorrência de doenças relacionadas à ação de radicais livres associadas ao consumo em excesso de lipídios? De que maneira?

Bom trabalho :)

16 de jun. de 2011

Watch N’ Ask

Pessoas loucas por Bioquímica,
Parabéns aos grupos  de Colesterol e Corticóides pelas apresentações. Estamos muito felizes com as apresentações e esperamos que o nível seja mantido.
Ao final das apresentações 5 grupos entregaram perguntas(Abobrinhas da Mídia, Neurotransmissores, Obesidade, Envelhecimento e Bioquímica do Exercício). As perguntas devem ser respondidas pelos grupos apresentadores até o dia 20/06 nos seus respectivos blogs. Qualquer dúvida procurem seus monitores/ tutores.


Pergunta de Obesidade (Ana Luísa, Giselle, Amanda, Rafael e Vanessa) para Colesterol:
Foi falado que o ômega3 e o ômega6 reduzem  a concentração de LDL no sangue e aumentam a de HDL. Como esse processo ocorre?


Pergunta de Neurotransmissores (Caio Gibaile, Catarina Menezes, Alexandre Artiaga, Felipe Prestes e Yuri Almeida) para Colesterol:
Como o cigarro modifica a parede dos vasos de modo a aumentar a afinidade pelo colesterol?


Pergunta de Abobrinhas da Mídia (Jamily Sousa, Nilsa Langa, Naara Souza, Clecildo Fulnio e Rodrigo) para Colesterol:
Que tipo de mecanismo o organismo utiliza para transformar as ligações cis em trans dos ácidos graxos insaturados como ômega3? Afinal, como essa transformação influencia a digestibilidade desses ácidos?


Pergunta de Bioquímica do Exercício (Carolina Meireles, Daniel Galvão, Giuliana Moura, Laíssa Batista e Patrícia Kaipper) para Corticoides:
De que forma a prática de exercícios físicos auxilia no metabolismo da glândula tireoide?


Pergunta de Envelhecimento (João Paulo, Diogo Cordeiro, Tainá Barreto, Laio Victor e Elka Siqueira) para Corticoides:
Qual o efeito dos corticoides na coagulação sanguínea?


Pergunta de Diabetes para Corticoides:
Como funciona a sensibilizaçao da célula na presença de corticoestereoides?

8 de jun. de 2011

Watch N' Ask

Galera de Biobio,

Antes de mais nada, parabéns pelas apresentações dos seminários de hoje.
Esperamos que os demais grupos mantenham o alto nível nas suas respectivas apresentações!

Como avisado anteriormente, ao final das apresentações 6 grupos foram sorteados (Radicais Livres, Colesterol, Homeopatia, Hipertensão, Bioquímica da Nutrição e Corticóides) para fazer perguntas aos grupos apresentadores, no caso de hoje: neurotransmissores e envelhecimento.
Ao final do semestre as melhores perguntas serão selecionadas e valerão pontos extras preciosos. Então, estejam presentes em todas as apresentações. Hoje alguns grupos foram sorteados, mas por ausência dos componentes, outros grupos tiveram que ser sorteados.

A seguir estão as perguntas, que deverão ser respondidas pelos grupos de Neurotransmissores e Envelhecimento em seus respectivos blogs, em 5 (cinco) dias úteis contados a partir de amanhã, dia 09/06.


Pergunta do grupo de Homeopatia (Jéssica Othon, Natasha Caldas, Leonardo Vaz, Vitor Paiva, Jessica) para Neurotransmissores

Drogas estimulantes podem aliviar ou tratar sintomas de uma depressão?

Pergunta do grupo de Bioquímica da Nutrição (Letícia Pacheco, Gabriela Louise, Beatriz Freitas) para Neurotransmissores 

Qual o papel das junções comunicantes nas células da região cerebral durante o desenvolvimento embrionário, já que nesse estágio elas ainda não são responsáveis pela sincronização da atividade elétrica ?

Pergunta do grupo de Corticóides (Plínio Macedo, Nicolas Nogueira, Bruno Fonseca) para o grupo de Neurotransmissores


Como fatores externos que influenciam emocional, afetam bioquimicamente o funcionamento cerebral e desencadeiam doenças como a depressão? A genética influencia nesse processo?

Pergunta do grupo de Colesterol (Fernanda Vargas, Mariana Prado) para Envelhecimento

O que pode ser feito para retardar o processo de envelhecimento?

Pergunta do grupo de Radicais Livres (todos os membros) para Envelhecimento

Por que ocorre o envelhecimento precoce ns casos de clonagem animal divulgados, como o caso da ovelha Dolly?

Pergunta do grupo de Hipertensão (todos os membros) para Envelhecimento

Como dito, com o avançar da idade ocorre a diminuição dos telômeros. Quando é feita a clonagem reprodutiva é usada uma célula adulta para formar o embrião. Pode-se entender que esse embrião possuirá telômeros reduzidos em comparação a embriões normais. De que forma o tamanho reduzido dos telômeros influencia no metabolismo do ser clonado?

7 de jun. de 2011

Watch N Ask

Queridos ávidos por BioBio!
Sei que alguns de vocês já devem ter ouvido falar sobre o "jogo" de perguntas inteligentes que temos nas apresentações de BioBio no qual os vencedores ganham maravilhosos e preciosos prêmios: pontos na média final de BioBio!
Mas para poderem "jogar" vocês precisam saber as regras, então aqui vão elas:

Watch N Ask - Regras


Para cada apresentação, 3 “grupos-platéia” serão previamente sorteados (nas aulas de tópicos) e divulgados após todas as apresentações do dia.

Cada um desses grupos-platéia deverá fazer uma pergunta por escrito para o grupo-apresentador.

Essas perguntas serão recolhidas pelos tutores e passadas ao grupo-apresentador.

Cabe ao grupo-apresentador a obrigação de responder à pergunta, no blog, em um prazo de cinco dias. Isso se o grupo julgar a pergunta inteligente/pertinente. (Se a pergunta for de fato inteligente/pertinente e não for respondida pelo grupo haverá desconto de pontos na nota do trabalho), cabendo a ele o comentário “pergunta boba/impertinente/etc” se assim a julgar.

O grupo-platéia, por sua vez, terá uma nota atribuída a sua pergunta pelos tutores. Essa nota fará parte de uma média aritmética de todas as perguntas feitas pelo grupo na condição de grupo-platéia (pois o grupo pode ser sorteado várias vezes). Essa média resultará na quantidade de pontos do Watch N Ask do grupo. Os grupos que ficarem com as maiores quantidades de pontos no jogo Watch N Ask ganham pontos extras na nota de BioBio.

1º lugar ganha 0,3 pontos

2º lugar ganha 0,2 pontos

3º lugar ganha 0,1 ponto

Se o grupo-platéia sorteado não estiver presente, a nota ZERO será computada na média aritmética. E um novo grupo-platéia será sorteado.

Simples (ou não...)!
Qualquer dúvida procure algum tutor ou monitor, ou então comente aqui no blog mesmo!

Beijos
Camila Mariano, monitora-chefe

3 de jun. de 2011

Para os grupos de nutrição, obesidade e diabetes

     Neste link http://www.jci.org/articles/view/37385/pdf vocês  vão encontrar um artigo que aborda os temas diabetes, nutrição e obesidade. E, novamente seguindo a idéia da integração entre os blogs, essa semana, vocês (somente dos blogs que abordam esses temas) terão que usar esse artigo como referência para a publicação de uma nova postagem.

     Essa postagem que será publicada com base nesse artigo terá sua pontuação computada na nota dos blogs. Portanto, fica claro que esse não é um trabalho adicional. Vocês podem simplesmente deixar de publicar algo que seria publicado essa semana pra fazer uma postagem sobre o artigo indicado.

     Desta vez os blogs escolhidos foram os de nutrição, obesidade e diabetes. No decorrer das semanas outros grupos serão sorteados. Portanto, não deixem de acompanhar o blog de Biobio. E, qualquer dúvida, a equipe de biobio está a disposição de vocês. Ótima semana a todos!

Inovações

     Calourinhos,
     Caso alguns de vocês já tenha conversado bastante com os seus veteranos sobre a turma de tópicos, já devem saber que estamos com constantes inovações. E, nesse semestre, resolvemos fazer uma espécie de integração entre os grupos e blogs de Biobio. Vai funcionar da seguinte forma:
     De tempos em tempos, nós publicaremos no blog de Biobio um artigo que envolve múltiplos temas. Todos os blogs que abordam esses temas terão que fazer UMA ÚNICA postagem em seus respectivos blogs. As 3 melhores postagens serão recompensadas com nota na matéria Biobio.
     E, pra inaugurar esse novo estágio, no prazo de duas semanas, TODOS vocês precisarão abordar algum tema presente na reportagem sobre as doenças e medicamentos usados pela presidente Dilma Rousseff, publicada na última edição da revista Época (28 maio edição 680).
     Portanto, entrem em contato com os seus tutores ou com os monitores da disciplina para tirar qualquer dúvida ou deixem comentários aqui no blog mesmo. E, mais uma vez, ótimo trabalho pra vocês!

Datas dos seminários

     Bom, queridos,

     O semestre está no seu alge, vocês estão prestes a entrar no último módulo de bioquímica, e junto com ele, não poderiam deixar de vir os seminários. Imaginamos que todos já estejam com os blogs bombando e esperamos conhecer mais sobre cada assunto através das apresentações dos grupos. As apresentações ocorrerão nos seguintes dias:

Data

Gupos que vão apresentar

8 de Junho

Neurotransmissores e Envelhecimento

15 de Junho

Colesterol e Corticóides

22 de Junho

Radicais livres e Nutrição

29 de Junho

Exercícios, Obesidade e Diabetes

     Esperamos o máximo esforço de cada um de vocês e desejamos a todos um ótimo trabalho!