14 de mai de 2007

Show de BioBio

Show de BioBio 1°/2007

O show é constituído de quatro fases, sendo:

I - Fase de inscrições: 15/05/07
I.1 – Os grupos deverão enviar suas inscrições via e-mail ou entregar diretamente aos monitores responsáveis, após a notificação da abertura das inscrições para o show de BioBio, no respectivo blog da matéria[1].
I.2 – A inscrição poderá ser prorrogada a critério dos monitores, por quaisquer motivos desejáveis.

II – Fase de pré-seleção: 23/05/07
II.1 – Após as inscrições, os grupos serão convocados para a realização de uma prova, aplicada em geral após uma das aulas do segundo ou terceiro módulo da disciplina.
II.2 – A prova consistirá de itens “V ou F” com fator de correção de 2 para 1, com temas diversos relacionados à bioquímica.
II.3 – O escore final selecionará os 4 grupos de maior pontuação, para participar das fases final e semifinal.
II.4 – O critério de desempate será estabelecido:
II.4.a – Número de erros na prova de pré-seleção.
II.4.b – Questões mais pertinentes da prova de pré-seleção.
II.4.c – Prova oral com os grupos.

III – Fase Semi-Final: 14/06/07
III.1 – Os grupos selecionados serão divididos em chaves por meio de sorteio.
III.2 – Os grupos competirão entre si por uma vaga na final.
III.3 A competição da semifinal consistirá em afirmativas falsas a serem justificadas e perguntas com respostas diretas, feitas no estilo “torta na cara”, ou seja, o componente do grupo que estiver respondendo será eliminado caso erre a resposta. Os grupos deverão escolher a ordem de participação de seus integrantes e passar a mesma por escrito para os monitores. A seleção de qual equipe começará respondendo será feita por meio de sorteio com dado. Serão feitas 10 perguntas a cada grupo.
III.4 – Estará classificado para a final o grupo que, ao término de todas as questões permanecer com o maior número de participantes no jogo, ou, eliminar todos os adversários.
III.5 – O critério de desempate consiste em uma seqüência alternada de perguntas feitas aos grupos, sendo que dada uma rodada (duas perguntas, uma feita a cada grupo) caso uma equipe acerte e a outra não, a que errou será a eliminada.

IV – Fase Final: 04/07/2007
IV.1 – A final consistirá de uma gincana no estilo “passa ou repassa”, em que serão feitas 12 perguntas com respostas sucintas para cada grupo. Os grupos padrinhos[2] estarão juntos ao grupo apadrinhado durante a fase final.
IV.1.a – Cada grupo tem o direito de responder à sua questão pelo valor de 10 pontos (o erro vale -10 pontos) ou passar a questão para o outro grupo.
IV.1.b – O grupo que receber uma pergunta passada, terá a chance de respondê-la por 15 pontos (o erro vale -15 pontos) ou repassá-la ao primeiro grupo.
IV.1.c – O primeiro grupo tem uma última chance para responder àquela pergunta por 20 pontos (o erro vale -20 pontos) ou pagar.
IV.1.d – Se o grupo escolher pagar, ele terá a oportunidade de julgar uma resposta dada pelos monitores, que pode ser verdadeira ou falsa. A resposta correta vale 5 pontos (o erro vale -5 pontos).
IV.2 – O grupo vencedor será aquele que obtiver maior pontuação ao final da gincana, sendo que o seu padrinho ficará com o terceiro lugar.
IV.3 – A premiação será distribuída aos grupos da seguinte maneira:
1° colocado – 0,5 ponto na menção.
2° colocado – 0,4 ponto na menção.
3° colocado – 0,3 ponto na menção.
4° colocado – 0,1 ponto na menção.
Lembrando que o terceiro colocado é o padrinho do primeiro e o quarto o padrinho do segundo colocado e que para ganhar pontos na menção é necessária a participação em todas as etapas do show.
[1] http://www.biobio-unb.blogspot.com

[2] O grupo padrinho será o grupo perdedor da semifinal, ou seja, o grupo perdedor da semifinal deve apadrinhar o grupo que o derrotou para conseguir a terceira ou quarta colocação.

Um comentário:

Fernando disse...

O critério de desempate da fase de hoje (23/05) é muito esquisito, o que vem a ser as questões mais pertinentes? Acho que não ficou muito claro, ainda mais porque na hora um grupo foi eliminado pois a questão era muito difícil e quem acertou está de parabéns e o outro foi eliminado porque errou uma questão fácil e quem errou merece não continuar. Bastante contraditório.
E esse critério é bastante subjetivo, afinal uma questão pode ser fácil para uns e difíceis para outros. E porque escolheram aquela questão difícil, ou aquela fácil, porque não pode ser outra questão fácil ou outra difícil? Sendo que na prova não havia somente uma difícil ou somente uma fácil.
Sugiro que deixem as regras mais claras e mais lógicas para semestre que vem.

Fernando - Med85