12 de set de 2007

Painéis

Olá pessoal!

Como mencionado hoje na aula, a matéria de bioquímica e biofísica é dividida em três módulos (o do professor Fernando, que durará cerca de um mês, o da professora Egle, que durará pouco mais de um mês e o do professor Marcelo Hermes, que durará até o final do semestre). No terceiro e último módulo, vocês alunos deverão apresentar trabalhos de temas já mencionados (e que se encontram na ementa) no formato de páinéis. Painéis são cartazes de papel de tamanho 120 X 90 cm, impressos em gráficas, que apresentam o conteúdo de maneira sucinta e bastante visual, com gráficos, tabelas e textos que guiam e ilustram a palestra do apresentador. A apresentação em forma de painéis foi introduzida na disciplina Bioquímica e Biofísica para que os alunos sejam avaliados de uma forma diferente, conheçam o formato de apresentação de trabalhos mais utilizado em congressos e ainda tenham um material de boa qualidade como apoio para a apresentação, para o restante da turma, dos temas de bioquimica aplicada.
Os alunos deverão escolher entre os dois tipos de painel, que são:
a) Painel de Tutoria Exclusiva: os grupos deverão ser compostos por 4 a 5 integrantes (5 é o ideal). Cada grupo contará com a orientação exclusiva do monitor identificado na ementa. Ele será responsável por passar-lhes dicas, materiais, informações e solucionar dúvidas. O conteúdo geralmente é extenso, devido à complexidade dos temas. Recomenda-se a divisão em subtemas e que cada aluno do grupo crie o painel da parte do seminário atribuída a ele. Assim, um painel de tutoria exclusiva é constituído, na grande maioria dos casos, por 5 painéis. São dois grupos apresentando os painéis em cada aula. A turma é dividida em duas partes e os grupos fazem, em meia aula, a apresentação completa de seu trabalho. Na segunda metade da aula, as apresentações são repetidas para a outra metade da turma. Portanto, a apresentação de um grupo deve durar 45 a 50 minutos. O tempo será observado.Assim que os temas forem definidos, o grupo deverá entrar em contato com o seu monitor para começar o trabalho.
b)Painel de Tutoria conjunta: os grupos deverão ter de 1 a 3 integrantes. Também receberão orientação de um tutor, mas que não será exclusiva, havendo dois tutores para todos os seis painéis. Deverão ser feitos até 2 painéis por grupo. As apresentações de todos os painéis de tutoria conjunta geralmente ocorrem ao mesmo tempo, por isso o nome "Congresso de BioBio". A turma se dividirá em vários grupos para assisti-los, e cada apresentação deverá ser de 10-15 min.

Os painéis serão avaliados pela sua qualidade gráfica, pela clareza e dinâmica das explicações e pelo domínio do conteúdo. O grupo receberá uma nota de 0 a 10. Haverá também a nota individual de cada componente do grupo, dada pela porcentagem (de 0-100%) sobre a nota geral do painel. Os critérios avaliados serão os mesmos, só que de forma individual. Por exemplo, se o painel de Obesidade teve uma nota geral de 9,8 e um dos componentes do grupo obteve uma nota individual de 96%, ele ficará com 9,4 ao final.

INSCRIÇÕES E PROJETOS: Os painéis de tutoria exclusiva dão mais destaque ao aluno, que tem mais tempo para expor e detalhar sua pesquisa, enquanto que nos painéis de tutoria conjunta, os alunos terão menos tempo de apresentação e o peso do trabalho na nota final será menor. Para requisitar um tema, o grupo já previamente formado deverá elaborar um projeto contendo uma breve explicação dos motivos para a escolha daquele tema, além de uma síntese do que pretendem apresentar no painel caso sejam selecionados. Lembrem-se que é um trabalho de Bioquímica e Biofísica e, portanto, os temas deverão ser abordados dentro da lógica da matéria. Cada grupo poderá escolher mais de um tema e elaborar a quantidade equivalente de projetos, mas deverá identificar um dos projetos como prioridade. Por exemplo, se os alunos se interessarem pela Bioquímica do Diabetes e pela Bioquímica da Obesidade, dois projetos deverão ser feitos, um do primeiro e um do segundo, sendo que é necessário registrar qual tema é a prioridade do grupo. Esses projetos devem ser enviados para o e-mail topicos_2001@yahoo.com, juntamente com o nome de todos os componentes, matrícula e curso. Nesse mesmo e-mail, um dos componentes deverá se apresentar como o representante e oferecer seus dados pessoais, como endereço de e-mail e telefone. Os projetos deverão estar, obviamente, no mesmo e-mail, porém em anexos separados para facilitar a avaliação. Ao redigir os textos das propostas, é recomendado que se utilize fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. O tamanho máximo de cada proposta é de 2 páginas, lembrando que se trata apenas de um projeto, não de uma parte do trabalho. Os e-mails deverão ser enviados até o dia 01/10, segunda-feira, às 19 horas. Todos deverão receber uma confirmação de que o e-mail foi recebido até às 22 horas do dia 01/10. Caso não recebam, enviem novamente e aguardem. Não haverá exceções, portanto cuidado com o prazo! Estou colocando aqui um modelo de projeto vencedor para auxiliá-los a compreender o que é esperado na proposta. Os pedidos serão avaliados pelos tutores, que são alunos, então não copiem projetos antigos (temos todos arquivados) e nem copiem textos da Internet.

Enfim, todos, sem exceção, deverão apresentar um painel!!! Resumidamente, é isso. Qualquer dúvida estou à disposição.

Julia



Proposta de projeto - Bioquímica da obesidade - 2006/2

A obesidade é um mal que afeta uma parcela considerável da população mundial. Pelo fato de a enfermidade estar intrinsecamente associada ao aumento do risco de doenças como diabetes, hipertensão, doenças articulares e vasculares, distúrbios psiquiátricos e até mesmo certos tipos de câncer, a OMS a considera uma das dez mais ameaçadoras doenças à integridade da saúde mundial. Nesse contexto em que o tema adquire especial importância, torna-se imprescindível determinar que fatores hormonais, genéticos e ambientais estão relacionados à obesidade de modo a tornar os tratamentos e a prevenção já existentes mais eficientes.

Temos como finalidade nesse projeto analisar os mecanismos bioquímicos relacionados ao tratamento da obesidade, tanto no que se refere à ação de remédios quanto à influência de algumas dietas no organismo como um todo. Pretendemos ainda determinar a influência dos fatores genéticos e hormonais para o desenvolvimento da obesidade e como esta doença facilita o aparecimento de outras enfermidades.

Quanto ao tratamento da obesidade, daremos uma visão bioquímica da ação de certos fármacos no combate á doença, bem como das vantagens e desvantagens da utilização deste tipo de medicamento. Em outro foco, analisaremos os efeitos bioquímicos de dietas que envolvem a redução da ingestão de determinados grupos alimentares, como, por exemplo, a dieta do Dr. Atkins. Abordaremos quais os malefícios e os benefícios que esses métodos de emagrecimento trazem ao organismo.

Na parte relacionada à genética, explanaremos sobre os principais genes implicados na obesidade, vias de regulação e expressão genômica e como o fator ambiente interfere na constituição do fenótipo. Exemplificaremos os casos mais importantes.

Em relação a ação hormonal na obesidade, pretendemos enfocar os vários hormônios envolvidos e quais os tipos de alterações, sejam quantitativas e/ou funcionais, que podem aparecer. Será enfocada a relação do hipotireoidismo com a obesidade, especificando como o metabolismo pode ser, nesse caso, retardado e gerar, mais facilmente, um excesso de energia que poderá se converter em massa adiposa. Será destaque também a atuação específica da leptina nos centros de controle do apetite, abordando sua estrutura, função, além do como e do porquê ela se apresenta, quantitativamente, alterada nos obesos. Uma importância especial será dada à atuação do hormônio de crescimento (GH) na obesidade e como concentrações diversas dele no organismo podem influenciar num nível mais ou menos grave de obesidade. Enfocaremos ainda como a insulina pode se apresentar num quadro de obesidade e qual o seu papel, juntamente com outros fatores além dos já citados, no controle do metabolismo.

Finalmente, a relação entre obesidade e complicações médicas é bem definida, na medida em que o risco de determinada enfermidade afetar uma pessoa aumenta significativamente com o aumento da massa corporal. Nosso objetivo é analisar bioquimicamente como a obesidade torna uma pessoa mais suscetível a essas outras enfermidades (pretendemos dar um enfoque especial a diabetes mellitus).

Nenhum comentário: