6 de set de 2010

Tópicos em Bioquímica 2010/2


Tópicos em Bioquímica é uma matéria de 4 créditos de módulo livre ministrada às terças e quintas-feiras das 18 às 20h para alunos dos cursos de Nutrição e Medicina.
.
O objetivo principal da matéria é capacitar os alunos a ler artigos científicos (papers) de modo crítico. Poucos alunos de gradução conseguem ler papers de forma adequada - quem faz Tópicos tem esse plus em sua formação.
.
Para tanto, a cada semana, um dos alunos deve apresentar um artigo científico previamente escolhido aos demais colegas, que também devem ler os artigos, assistir à apresentação, comentar e criticar.
.
Uma vez que os textos apresentados são majoritariamente em inglês, um pré-requisito para cursar Tópicos é que o aluno tenha boa capacidade de leitura e compreensão dessa língua (não precisa saber falar inglês), pelo menos para ler artigos científicos (inglês mais fácil que o de romances). 
.
Os matriculados em tópicos exercem ainda atividades de orientação na disciplina Bioquímica e Biofísica, como tutoria de painéis, seminários, blogs, elaboração da prova de V ou F e fiscalização das provas do módulo do Marcelo Hermes.
.
Dentre os alunos de Tópicos, 6 estudantes são selecionados para o posto de "monitores-monitores". Estes obtêm 2 créditos de monitoria, além dos 4 créditos de tópicos (totalizando 6 créditos), e devem esclarecer dúvidas de alunos, fiscalizar as provas de BioBio, corrigir a prova da Egle e ajudar na correção da prova de 9 horas.
.
Tópicos costuma ser uma matéria bastante instigante e dinâmica, além de valiosa na formação de qualquer médico ou nutricionista, profissionais que lidam com atualizações constantes.
.
Como pedir Tópicos:
Os alunos são selecionados entre os ex-alunos de Bioquímica e Biofísica que enviam seus pedidos para topicos_2001@yahoo.com . O e-mail deve conter: nome, matrícula, curso, notas de todas as provas, painéis, nível de inglês e um pequeno texto explicando seu interesse em cursar Tópicos.
O recebimento dos e-mails será confirmado até uma semana depois. Caso não receba confirmação, favor reenvie o e-mail.

Vem pra Tópicos, catchenhos, vem!

Nenhum comentário: