21 de mar. de 2013

Como pedir tópicos 2013/1

Boa noite, ex-alunos de biobio!

Vocês já devem ter ouvido falar sobre a disciplina Tópicos em Bioquímica, que o professor MHL oferece todos os semestres para os ex-alunos de biobio. É uma matéria de 4 créditos, módulo livre, com aulas às terças e quintas, das 18h às 20h.
Tópicos é uma matéria focada na leitura de artigos científicos. A ideia é sempre buscar algum artigo com tema relacionado aos assuntos discutidos em biobio, e apresentá-lo durante a aula. Cada aluno apresenta pelo menos um artigo, e cada artigo é discutido, assim aproveitando para explicar suas partes mais importantes, como interpretar gráficos, tabelas e resultados, entender resultados válidos ou conflitantes, dentre outros detalhes!
Como profissionais da saúde, devemos sempre nos manter informados sobre as novidades do meio científico, e estas são quase que exclusivamente encontradas nos artigos. Portanto, todo o conhecimento adquirido em tópicos será de grande ajuda pelo resto da vida!
Alem disso, aqueles que se matricularem em tópicos serão os novos tutores dos blogs e seminários de biobio para o semestre de 2013/1, alem de ajudar na confecção da prova de V ou F.

Enfim... Tópicos é uma matéria que vale muito a pena, porque não vai ser em qualquer lugar que vocês encontrarão uma explicação sobre como ler artigos cietíficos!

Eu me interessei pela matéria, e agora, como faço minha matrícula?
Os alunos interessados em fazer tópicos devem entrar em contato com o chefe dos monitores de biobio, José Abdon. O e-mail dele é joseabdon95@gmail.com
No e-mail, vocês devem passar algumas informações, como:

  • Nome completo e matrícula
  • Nota de cada prova de biobio, bem como o blog e a menção final
  • Nivel de entendimento de inglês (fundamental, pois todos os artigos selecionados são em inglês!)
  • Caso deseje, um pequeno texto sobre porque quer fazer a matéria.
O recebimento desses dados será confirmado para vocês o quanto antes.
Vocês não precisam fazer matrícula pelo matriculaweb, uma vez que nós mesmos iremos matricular vocês durante o período de ajustes. Fiquem ligados, pois passado o período de ajustes, não temos como matricular mais ninguém!
Os alunos selecionados serão informados sobre o inicio das aulas via e-mail, quando o semestre letivo começar. Mais dúvidas, o José está ai para isso!
Boa sorte, e bom semestre a todos!

13 de mar. de 2013

O que a Petra Ariadne (estudante mega-brain da UnB) pensa de Tópicos em Bioquímica?


O que a Petra Ariadne pensa de Tópicos em Bioquímica? (a dupla da Petra foi a única a tirar nota 10 na prova de 9 horas; ela foi monitora de radicais livres quando fez Tópicos). 

"Acredito que, além de ser um modo bastante conveniente de aprofundar os conhecimentos em Bioquímica aplicada, a disciplina introduz os alunos de maneira mais formal ao mundo dos artigos científicos, capacitando o discente a realizar leitura completa, consciente e crítica de artigos científicos. A meu ver, tal habilidade é indispensável não só para o estudo da Bioquímica, mas também para qualquer momento da vida acadêmica ou do exercício da profissão em que seja necessário ler e interpretar esse tipo de trabalho. Assim, o fato de que a disciplina contribui para aguçar o senso crítico (indispensável para todo estudante e profissional) e para despertar o interesse pela ciência leva-me também a aspirar à oportunidade de cursá-la".
 
 

Notas finais de BioBio e menções das turmas de 2012-2


Clique nas imagens para ampliar. Não fazemos "arredondamento" para "MM" para aqueles que ficaram com nota final abaixo de 4,75. Lamentamos. Mas saber menos que 50% do conteúdo de bioquímica é totalmente insuficiente para ser um profissional de saúde respeitável, e que mereça o diploma da UnB. Observem que muitos dos que reprovaram, tiveram notas bem ruins nas provas do Chicão, da Egle, ou na prova de V ou F. Outros apresentaram vídeo-seminários muito insuficientes. Enfim, a causa de se reprovar é a baixa dedicação, ou seja, estudar pouco.




Notas dos seminários e blogs de BioBio

Oi pessoal,
Aqui é o professor Marcelo Hermes. As notas dos grupos como um todo (seminário e blogs) estão postadas no meu blog pessoal, vide:

http://cienciabrasil.blogspot.com.br/2013/03/notas-dos-seminarios-blogs-e-video.html

Abaixo, as notas de cada aluno, clique nas imagens para ampliar. Alguns alunos ficaram com 110% da nota do grupo, seja blog ou seminário. Vamos ainda fazer um post sobre essas pessoas com desempenho acima do normal !



12 de mar. de 2013

Notas da prova de 9 horas e da prova de V ou F

 
Clique nas imagens para ampliar. Estão divididas nos "grandes grupos" da turma. Sendo A quem fez video-blog e seminário. O grande-grupo B fez blog comum e seminário. O pessoal do C fez apenas vídeo-blog (sem seminário). Quem é do D fez apenas blog comum.
 
As notas da prova de 9 horas incluem os pontos do programa "Meus pontos minha vida". A Alline (do pessoal de Imuno) foi quem mais lucrou com esse programa, recebendo 3 questões, ou seja, 1,5 pontos a mais na prova de 9 horas.



Correlação de notas da Egle com a prova de 9 horas

Oi pessoal
Mais uma vez podemos verificar que há uma correlação entre as duas notas. No eixo X a nota total da profa Egle. No eixo Y a nota da prova de 9h, acrescido dos pontos do "Meus Pontos Minha Vida".

Para cada "questão cheia" que o aluno recebeu em sala, ganhou 0,5 pontos na prova de 9 horas.

8 de mar. de 2013

Vencedores do Watch n Ask 2012/2


Boa noite galera! Peço desculpas pela demora, mas aqui está o resultado do Watch n’ Ask!
Lembrando: apenas os membros do grupo que estavam lá para fazer as questões receberão a nota! O primeiro lugar leva 0,3; o segundo, 0,2; e o terceiro, 0,1. Lembrando que esse bônus vai direto para a média final!

TERCEIRO LUGAR: de Álcool para Neurotransmissores
Gostaríamos de saber como é o sistema de interação entre o álcool e o sistema glutamatérgico com os receptores NMDA e suas consequências fisiológicas.
Membros presentes: todos!

SEGUNDO LUGAR: de Neurotransmissores para Corticoides
Em alguns países, o uso de corticoides é bem restrito e às vezes até mesmo proibido, sendo utilizados apenas em casos extremos da medicina. Se é um anti-inflamatório potente e poderia ser usado com mais frequência em casos clínicos, por que ele é restringido? Quis são os males e as vias bioquímicas envolvidas?
Membros presentes: João Pedro, João Gabriel e Marília Kakumoto.

PRIMEIRO LUGAR: de Neurotransmissores para Radicais Livres
Nas pesquisas de Linus Pauling, a vitamina C tinha um papel importante no combate ao câncer, o que o motivou a ingerir doses exageradas desse composto. Contudo, comprovou-se que apenas a vitamina C obtida via intravenosa tinha esse efeito, ao contrário daquele obtido por via oral. Por que ocorre essa diferença? Está relacionada a uma via metabólica, hormonal ou fisiológica específica?
Membros presentes: João Gabriel e João Pedro

Portanto, os alunos João Gabriel e João Pedro recebem 0,5 ponto extra na média final. A aluna Marília Kakumoto recebe 0,2. E os integrantes do grupo de Álcool (Lucília Fraissat, Luis Daher, Felipe Reis, Iuri Primo e Ana Paula) ganham 0,1.
Parabéns para os vencedores, e boas férias a todos!

José Abdon