11 de jul de 2013

Super Q

Ei, queridos! Já passamos pra vocês a Super Questão (SuperQ) pelo e-mail coletivo de biobio, mas vou passar por aqui também pra caso haja alguma dúvida. A SuperQ deve ser respondida até sábado (13/07/2013) para o e-mail topicos_2010@yahoo.com. Vamos lá que tá acabando!!! :)


Prova 29 de 9 horas, SUPER-Q - FASE AVANÇADA DO EXPERIMENTO
Bem, o experimento foi encerrado pelos pesquisadores, mas ainda existem várias dúvidas que não conseguimos esclarecer. Nesse caso, vamos fazer o seguinte: imaginem que exista outro experimento idêntico ao primeiro. Mas dessa vez os ratinhos não serão sacrificados na décima quinta semana. Ou seja, vamos deixa-los viver por mais 15 semanas, assim poderemos avaliar melhor alguns aspectos... Vamos chamar esse novo período de FASE AVANÇADA do experimento, conforme foi anunciado na primeira parte da Prova de 9h.
Imagine que, na 15ª semana, os ratinhos não tivessem sido sacrificados, e tivessem continuado suas respectivas dietas. Para simplificar, mais uma vez, não trabalharemos com o grupo LF.
Tem alguns aspectos das dietas que nós conseguimos explicar muito bem as consequências, especialmente dos ratinhos CA, durante esta prova. Mas tem uma coisa que nós, até agora, deixamos passar: o sódio. O famoso salzinho que tem em praticamente todo lugar. Aqui vai a tabela dos componentes da dieta CA novamente, prestem atenção na quantidade de sódio: 

                Bem, nós já sabemos que, caso eles, com 15 semanas nessa dieta, já estavam diabéticos/pre-diabéticos, obesos e esteatóticos. Isso, devido ao conteúdo “junk food” da dieta, rica em açucares e gorduras, que seria “deliciosa”, fazendo os ratinhos comer sem parar! Mas o veterinário, na última visita dos pesquisadores, não os teria alertado apenas para os níveis de insulina e glicose, caso tivesse acesso à tabela acima. O que ele provavelmente teria dito que iria acontecer está expresso no gráfico a seguir:

                Podemos ver que o grupo CA ficou hipertenso! (assumimos que em 28 semanas todos os ratinhos CA estarão diabéticos).Vendo isso, aqui vão nossas perguntas:
a)      Podemos ver claramente que, na dieta CA, o sal (cloreto de sódio) está elevadíssimo, e elevados níveis de sal tem sido historicamente relacionados à hipertensão. Qual o mecanismo bioquímico-fisiológico que explica esse aumento da pressão arterial supostamente induzido por sal em excesso? (não esquecer de falar em óxido nítrico, beleza?)
Entretanto, sabemos que o mundo da ciência não é estático: ele está sujeito à mudanças. Por exemplo, no século XVI, todo mundo “sabia” que a terra era o centro do universo. Mas então, um “doido” chamado Giordano Bruno discordou, e foi executado pela Inquisição. Pois bem: há alguns anos, vários pesquisadores vêm questionando se o sal é realmente o causador da hipertensão. Para muitos cientistas, a questão voltou a ser nebulosa (da mesma forma que foi a discussão sobre o valor nutricional da gema do ovo, discutida intensamente nos anos 90). Novas pesquisas surgiram para mostrar que o sal pode não ser o grande vilão da hipertensão, aqui vão três links para vocês entenderem:
http://www.nytimes.com/2013/05/15/health/panel-finds-no-benefit-in-sharply-restricting-sodium.html (um artigo de divulgação de ciência do jornal New York Times);

http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/05/o-sal.html(um post de um blog médico muito sério);

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23257945(um artigo científico recente).
A ciência não é uma coisa linear, e assim, nos dias de hoje a teoria considerada “padrão ouro” ainda é o que sal causaria sim hipertensão (vejam aqui um exemplo, em artigo científico bem recente  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23558162)

b)     Tendo em vista essa a visão alternativa sobre o sal (que ele não seria o vilão), queremos uma explicação com base científica (em termos de bioquímica) para explicar o desenvolvimento da hipertensão nos ratinhos CA. Há algo mais na dieta de lanchonete - cheia de junk food - que possa explicar a hipertensão? Há algum resultado do estudo que possa ajudar nessa sua explicação?
ps: O PDF do paper pelo qual a prova foi baseada, um estudo de 2011, está sendo enviado em anexo.
Nós queremos que as respostas sejam feitas em no máximo uma página por questão. Elas devem possuir referências bibliográficas de artigos científicos recentes (queremos também o link do PubMed), ou livros-texto atualizados (citando as páginas dos livros).
Nós temos uma ideia sobre a resposta para a segunda questão, mas essa ideia não necessariamente é a correta (não somos donos da verdade). Portanto, não há um padrão de resposta correta, e estamos abertos a conhecer novas teorias para explicar essas descobertas (se é que são verdade!) da ciência moderna. Surpreendam-nos!

Uma dica: deem uma olhada nos blogs de hipertensão de BioBio: eles podem ajudar!




                                                                                                                     Beijinhos, Gabi

Nenhum comentário: