6 de dez. de 2011

Watch 'n' Ask!

Olá, pessoal!!!
Vocês se lembram que as melhores pergutnas do Watch'n' Ask seriam divulgadas?
Então, as melhores perguntas feitas a cada grupo com seminário já foram escolhidas! E vou dizer para vocês quais foram. Agora, resta esperar os votos dos tutores para dizer qual grupo será o vencedor!!!

Do seminário de Radicais Livres, a melhor pergunta foi do grupo de Bioquímica do Álcool!!
"Existem outras vitaminas que, em excesso, se tornam maleficamente reativas, formando radicais livres? Quais são elas?"

Do seminário de Obesidade, a melhor pergunta foi do grupo de Corticoides!!
"Já que a liraglutida é um análogo do GLP-1, que significa glucagon-like Peptide, qual é o processo que diferencia sua ação para que a reação do organismo seja a contrária do esperado, tendo em vista que o glucagon é diabetogênico e a liraglutida age diminuindo os níveis de glicose no sangue?"

Do seminário de Diabetes, a melhor pergunta foi do grupo de Envelhecimento!!
"Atualmente, um assunto bastante veiculado na mídia é o uso do medicamento Victoza (liraglutida). Sabe-se que essa sustância tem ação análoga ao GLP-1 (glucagon like peptide), o qual (como o próprio nome indica) possui ação semelhante ao glucagon. Esse fármaco é usado para o tratamento de diabetes melitos tipo II, estimulando a liberação da insulina. Como é possível que uma substância com ação análoga ao glucagon estimule a secreção de insulina (o que seria aparentemente contraditório considerando a dinâmica da regulação metabólica)?"

Do seminário de Envelhecimento, a melhor pergunta foi do grupo de Bioquímica do Exercício!!
"Por que os cremes anti-age não funcionam de fato? Existe algum remédio para os danos causados pela 'melhor idade'?"

Do seminário de Neurotransmissores, a melhor pergunta foi do grupo de Homeopatia!!
"Qual a relação entre exercício físico e a qualidade do sono? Quais os mecanismos neurobiológicos (em termos dos neurotransmissores e de seus modos de atuação) envolvidos nesse processo?"

Do seminário de Bioquímica do Exercício, a melhor pergunta foi do grupo de Câncer!!
"O exercício físico é benéfico para os diabéticos devido ao aumento da produção de GLUT muscular, porém ele também pode trazer benefícios através dos hormônios adrenalina e noradrenalina que atuam na produção de insulina, como foi mencionado pelo grupo. Como esses hormônios atuam na produção da insulina?"


Do seminário de Bioquímica da Nutrição, a melhor pergunta foi do grupo de Bioquímica do Alzheimer!!
"O leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio. No caso do vegetarianismo dito 'verdadeiro', em que não há ingestão deste alimento e o nutriente é adquirido por outras fonte, de que modo a pouca ingestão de cálcio pode interferir no funcionamento das vias metabólicas? E quais possíveis problemas pode causar."

Do seminário de Colesterol, a melhor pergunta foi do grupo de Envelhecimento!!
"Qual é a relação entre colesterol, mecanismos de sinalização celular e entrada de patógenos nas células?"

Do seminário de Hipertensão, a melhor pergunta foi do grupo de Radicais Livres!!
"Sabe-se que a hipertensão está envolvida diretamente em diversos problemas da sociedade contemporânea, como doenças do sistema cardiovascular e o derrame. Como é dada essa relação, levando-se em conta uma explicação a nível molecular?"

Nenhum comentário: