1 de ago. de 2013

Como pedir tópicos 2013/2

Bom dia, grandes ex-alunos de biobio.
Aqui fala o José, e como meu último post neste blog no cargo de chefe dos monitores, eu queria falar para vocês como é fazer tópicos em bioquímica com o professor MHL.
Bem, vamos começar do zero: Tópicos em Bioquímica, tanto para medicina quanto para a Nutrição, é uma Matéria de 4 créditos, módulo livre, sendo que as aulas acontecem as terças e quintas, das 18h as 20h.

MAS O QUE FAZEMOS NAS AULAS DE TÓPICOS?
Tópicos é uma matéria focada na leitura de artigos científicos. Não tem uma ementa específica, não tem provas, nem nada muito constante: o professor irá selecionar artigos científicos para cada um dos alunos, para que cada um deles tenha a oportunidade de apresentar um artigo para a turma. Nesse processo, o professor irá explicar vários pontos que são de entendimento necessário para o entendimento completo do artigo (como o valor de P, quando dizer que dois valores são estatisticamente diferentes, etc).
Os artigos científicos que lemos em tópicos são todos em inglês, portanto, é necessário um entendimento basal na língua. Não precisa ser nenhum expert: é sempre possível utilizar tradutores online, mas pedimos pelo menos um nível basal de entendimento.
Além disso, os alunos de tópicos serão os novos tutores do próximo semestre. Como tutores, vocês irão: selecionar o grupo (a partir dos pré-projetos) que vai fazer cada tema, ajudar o grupo no sue tema, avaliar o blog e o seminário, e ajudar na confecção da prova de V ou F.
Vale notar que essa tutoria é diferente de monitoria: para os alunos de tópicos, também oferecemos a monitoria em biobio. Essa monitoria, 2 créditos módulo livre, consiste em ajudar na correção da prova de 9h com o professor MHL, em um final de semana.
                                                 
Minha opinião sincera: quando eu fiz biobio, tive muita dificuldade em entender artigos científicos, ao tentar fazer posts para o blog, e isso me motivou a fazer tópicos. Com certeza, a matéria não me fez entender um artigo em sua totalidade, mas sem duvida me ajudou bastante. Eu recomendo a todos que não se sentem seguros ao ler artigos científicos, afinal isso é muito importante para nós, as novidades da área médica e nutricional, em geral, saem em artigos científicos.

EU ME INTERESSEI, COMO FAÇO PARA ME MATRICULAR EM TÓPICO?
Tópicos é uma matéria de matrícula vinculada, ou seja, vocês não encontrarão vagas para matrícula no matrículaweb. Para se matricular em tópicos, nós mesmos temos que enviar o seu pedido de matrícula na matéria. Portanto, pedimos para os interessados enviarem um e-mail pra o e-mail de tópicos (topicos_2001@yahoo.com), com as seguintes informações:
1) Seu nome e sua matrícula.
2) Suas notas de todas as provas de biobio (dos módulos da prof Egle, da 9h, e da V ou F)
3) O tema do blog que você fez, a nota geral do seu blog, e a nota que você recebeu (claro, se você fez um blog).
4) Seu nível de entendimento em inglês (basal, meidano, avançado, etc).
5) Se você quiser, um pequeno parágrafo sobre o que lhe motivou a se matricular na matéria.

A nova monitora chefe, senhorita Tuzza, irá reunir os pedidos e o professor MHL irá realizar as matrículas. Lembrem-se: temos um prazo para fazer isso, então evitem pedir isso de última hora!

Gente, muito obrigado pela atenção, e boas férias a todos. A gente se vê por aí nessa UnB (e talvez em alguns intermeds).
José Abdon, ex-chefe dos monitores.

Nenhum comentário: