22 de ago de 2013

Pré-projetos 2/2013 (para seminários e/ou blogs)

Olá, calouros de Biobio! Como foi a primeira semana de aulas? Animados? Na terça-feira o professor MHL foi conversar com vocês, falar um pouco sobre a disciplina e sobre os projetos que vocês terão que fazer. Hoje eu vou explicar melhor para vocês caso alguém ainda tenha alguma duvida. O projeto de blogs é muito legal e no final do semestre acaba sendo bastante proveitoso e muito enriquecidor, então vamos lá:

Os trabalhos que vocês realizarão compõe a nota do 4º módulo da matéria, juntamente com a prova de V ou F.

Vocês poderão optar entre fazer:
* Blog ou Vídeoblog + seminário
ou
* Apenas Blog ou Vídeoblog
ou
* Não fazer nenhuma das opções acima
Primeiramente vocês precisam montar grupos de 4-5 integrantes e decidir um tema. As opções de tema deste semestre são:

*Obesidade
*Neurotransmissores
*Envelheciemento
*Hipertensão
*Corticoides
*Diabetes
*Radicais livres
*Bioquímica do Exercício
*Açúcar
*Colesterol
*Low Carb
*Esteatose
*Alzheimer
*Álcool

Alguns temas possuem especificações: 
  • Para os temas Low Carb e Álcool, são aceitos grupos de 3-5 integrantes,
  • Nos Temas Obesidade, Esteatose, Diabetes, e Corticoides a apresentação de seminário é obrigatória
  • Os demais temas tem apresentação do seminário como opcional, sendo que o grupo deve desde o inicio deixar clara a opção e fazer seminário ou não caso escolha um desses temas.
É importante lembrar que as porcentagens das notas variam de acordo com a escolha de vocês, e que a nota do 4º módulo é composta também pela prova de V ou F. (As porcentagens estão divulgadas na ementa).


Uma novidade deste semestre é que todos os blogs tem de fazer uma abordagem sobre um tema central relacionando este tema com o assunto principal do blog. Para tanto vocês vão ter que pesquisar bastante e ter muita criatividade, mas não se preocupem, pois cada blog possui um tutor que irá orientá-los ao longo do semestre. O tema deste semestre é "Toxicidade do açúcar: doenças que podem ser induzidas pelo consumo em excesso de sacarose e frutose." 

Aqui uma fonte que pode servir de inspiração: 

                     
    
 O livro Pure, White and Deadly, do autor John Yudkin, trás uma abordagem muito interessante a respeito deste tema (esse livro "profético" foi escrito originalmente nos anos 70 e depois foi revisado nos anos 80). E um exemplo rápido é a seguinte  gráfico contido na obra que avalia o consumo de açúcar no Reino Unido ao longo dos últimos séculos. 



A segunda etapa é enviar o pré projeto

Para escolher o tema, o grupo de vocês deverá enviar um pré-projeto especificando qual é o tema escolhido e explicando o que pretendem falar sobre ele, enfatizando também o que pretendem fazer no blog ao longo do semestre. Esse pré-projeto deve ser enviado pro nosso e-mail junto com as seguintes informações:

1) Nomes dos representantes dos grupos com suas respectivas matrículas e cursos

2) E-mail do líder do grupo (escolhido por vocês)

3) Ordem de prioridade dos blogs que vocês estão almejando. Como assim? Vocês podem enviar até três projetos para três diferentes blogs. Por exemplo: Neurotransmissores, Diabetes e Hipertensão. Mas, no e-mail deve constar qual dos três vocês preferem. Exemplo: 1º) Diabetes; 2º) Neurotransmissores; 3º) Hipertensão

4) Objetivos e expectativas dentro de cada tema

5) É importante que nesse projeto vocês também coloquem a sua opção de fazer seminário ou não caso o tema que vocês escolheram tenha o seminário como opcicional.

Um exemplo de projeto para vocês se orientarem já esta no e-mail de Biobio.
ATENÇÃO!!! Os projetos não devem ter mais de duas páginas!!!

Vocês deverão enviar os pré-projetos para o e-mail de Tópicos (topicos_2001@yahoo.com), com o tema/ assunto do e-mail como "PRÉ-PROJETOS"

Enviem suas propostas para a primeira rodada de seleção. O prazo se estende até o dia 2 de setembro (Segunda-Feira) às 12 horas. Não deixem para a última hora!! 

Qualquer duvida podem perguntar para a Tuzza Carrijo (tuzzacarrijo@gmail.com) ou para mim, Natália Corrêa (natalhacor@gmail.com), estamos à disposição de vocês.

Nenhum comentário: