12 de set de 2006

Painéis

Painéis constituem um formato bastante utilizado de apresentação de trabalhos científicos em um congresso. São cartazes de papel de tamanho 120 X 90 cm, impressos em gráficas, que apresentam o conteúdo de maneira resumida, com gráficos, tabelas e textos que guiem e ilustrem a palestra do apresentador.
Eles foram introduzidos na disciplina Bioquímica e Biofísica para que os alunos tenham uma forma de avaliação diferente, conheçam o que se encontra em congressos, aprendam a desenvolver um painel e tenham material de boa qualidade como apoio para a explicação dos temas, de maneira que a turma absorva a bioquímica aplicada que está sendo ensinada pelo colega.

A ementa apresenta a opção entre dois tipos de painel, com diferentes contribuições para a média final:

- Painel de Tutoria Exclusiva: os grupos deverão ser compostos por 4 a 5 integrantes (5 é o ideal). Cada grupo contará com a orientação exclusiva do monitor identificado na ementa. Ele será responsável por passar-lhes dicas, materiais, informações e solucionar dúvidas. O conteúdo geralmente é extenso, devido à complexidade dos temas. Recomenda-se a divisão em subtemas e que cada aluno do grupo crie o painel da parte do seminário atribuída a ele. Assim, um painel de tutoria exclusiva é constituído, na grande maioria dos casos, por 5 painéis.
São dois grupos apresentando os painéis em cada aula. A turma é dividida em duas partes e os grupos fazem em meia aula a apresentação completa de seu trabalho, cada um em um extremo do anfiteatro. Na segunda metade da aula, as apresentações são repetidas para a outra metade da turma. Portanto, a apresentação de um grupo deve durar 45 a 50 minutos. O tempo será observado.
Assim que os temas forem definidos, o grupo deverá entrar em contato com o seu monitor para começar o trabalho.

- Painel de Tutoria conjunta: os grupos deverão ter de 1 a 4 integrantes. Também receberão orientação de um tutor, mas que não será exclusiva (os tutores serão os dois vice-chefes da matéria). Deverão ser feitos apenas 2 painéis por grupo.As apresentações de todos os painéis de tutoria conjunta ocorrerão no mesmo dia, geralmente ao mesmo tempo, por isso o nome "Congresso de BioBio". A turma se dividirá em vários grupos para assisti-los, e cada apresentação deverá ser de 10-15 min. OBS: Os painéis são complexos, longos, importantes e bastante trabalhosos. Portanto, aconselho: NÃO DEIXEM PARA COMEÇAR NA ÚLTIMA HORA!

Os painéis serão avaliados pela sua qualidade gráfica, pela clareza e dinâmica das explicações e pelo domínio do conteúdo. O grupo receberá uma nota de 0 a 10. Haverá também a nota individual de cada componente do grupo, dada pela porcentagem (de 0-100%) sobre a nota geral do painel. Os critérios avaliados serão os mesmo, só que de forma individual. Por exemplo, se o painel de Obesidade teve uma nota geral de 9,8 e um dos componentes do grupo obteve uma nota individual de 96%, ele ficará com 9,4 ao final.

INSCRIÇÕES E PROJETOS:

Os painéis de tutoria conjunta dão mais destaque ao aluno, que tem mais tempo para expor e detalhar sua pesquisa. Os que têm dificuldade para falar em público podem optar por um painel de tutoria conjunta, contudo acho que vale o esforço de superar a timidez e tentar um painel de tutoria exclusiva, mesmo porque a prova de V ou F não costuma ser fácil.

- Painel de Tutoria Exclusiva: para requisitar um tema, o grupo já previamente formado deverá elaborar um projeto contendo uma breve explicação dos motivos para a escolha daquele tema, além de uma síntese do que pretendem apresentar no painel caso sejam selecionados. Lembrem-se que é um trabalho de Bioquímica e Biofísica e essa deve ser a abordagem do tema.Cada grupo poderá escolher dois temas e elaborar 2 projetos, cada um para um tema, identificando um como primeira opção. Por exemplo, se os alunos se interessarem pela Bioquímica do Diabetes e pela Bioquímica da Obesidade, dois projetos deverão ser feitos, um do primeiro e um do segundo, sendo que é necessário registrar qual tema é a prioridade do grupo.
Esses projetos devem ser enviados para o e-mail topicos_2001@yahoo.com, juntamente com o nome de todos os componentes, matrícula e curso. Nesse mesmo e-mail, um dos componentes deverá se apresentar como o representante e oferecer seus dados pessoais, como endereço de e-mail e telefone. É importante também que identifiquem quais componentes têm domínio do inglês e em que nível. Os projetos deverão estar, obviamente, no mesmo e-mail, porém em anexos separados para facilitar a avaliação. Ao redigir os textos das propostas, é recomendado que se utilize fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. O tamanho máximo é de 2 páginas, lembrando que se trata apenas de um projeto, não de uma parte do trabalho. Os e-mails deverão ser enviados até o dia 18/09, segunda-feira, às 19 horas. Todos deverão receber uma confirmação de que o e-mail foi recebido até às 22 horas do dia 18/09, caso contrário, enviem novamente e aguardem. Não haverá exceções, portanto cuidado com o prazo! Enviarei ao e-mail da disciplina (biobiounb@gmail.com) o modelo de um projeto vencedor para auxiliá-los a compreender o que é esperado na proposta.
Os pedidos serão avaliados pelos tutores, que são alunos, então não copiem projetos antigos (temos todos arquivados) e nem copiem textos da Internet. Todos sabemos usar o Google.

- Painel de Tutoria Conjunta: não é necessária a elaboração de um projeto requisitando o tema escolhido, apenas um e-mail com os nomes dos integrantes do grupo, matrícula e curso, o nome do representante e seus dados e a identificação de quem sabe inglês. Caso haja dois grupos pedindo o mesmo tema, a decisão será tomada por sorteio e o perdedor deverá requisitar outro tema. Enfim, todos, sem exceção, deverão apresentar um painel!!! A data e a hora limite para a entrega dos pedidos será a mesma que os painéis de tutoria exclusiva e haverá o mesmo esquema de confirmação do recebimento do e-mail.

Resumidamente, é isso. Qualquer dúvida estou à disposição.
Ana

Nenhum comentário: