10 de dez. de 2010

Watch N' Ask!!

Bem pessoal, ai vão as primeiras perguntas. Lembrando que os grupos devem responder em NO MÁXIMO 5 dias. Como estamos supondo que todos acompanham o blog, o prazo será dia 15/12, ao meio dia.

Lembrando que os grupos devem tentar responder da melhor forma possível, mesmo se não "existir" uma resposta exata para a pergunta. Os monitores irão observar tanto as perguntas quanto as respostas e ninguém vai querer ponto na nota final, não é mesmo? Qualquer dúvida, leiam as regras no post do Watch N Ask  

Perguntas para o grupo de Envelhecimento:
1) Por que a replicacao de uma fita de DNA é feita continuamente e a outra de maneira descontinua? E qual a interferência da telomerase nesse processo? (do grupo Abobrinhas da Mídia)

2) Sabe-se que as pessoas mais velhas nao doentes apresentam diferentes níveis de esclerose. E degeneração de células nervosas pressupõe alterações de comportamento e metabolismo bastante parecidas com as alterações típicas do Mal de Alzheimer. O que determina, entao, a diferença entre velhice e doença? (do grupo Bioquímica do Colesterol)

3) Como funciona o mecanismo dos telomeros e de suas enzimas em células cancerígenas, considerando que as mesmas conseguem se manter jovens e "imortais"? (do grupo dos Corticoides)


Perguntas para o grupo de Neurotransmissores:
1) Qual a associação entre os gânglios da base e o TOC? (do grupo Extremos da Tolerância Humana)

2) Se o autismo e' causado por uma baixa nos neurotransmissores excitatorios, o que explica o brilhantismo lógico ou musical de muitos artistas? (do grupo Dietas Low Carb)

3) Como o uso da PET (Emissao Tomografica de Protons) pode demonstrar quais regiões do cérebro estão com maior metabolismo de glicose? (do grupo Bioquímica do Câncer)

Então é isso, galera!
Até a próxima!

4 comentários:

Luciana Nakanishi disse...

na pergunta 2 é autismo, não automatismo!

Dietas Low Carb disse...

Professor, creio que houve um engano na compreensão da questão elaborada pelo grupo de Dietas Low Carb. A pergunta correta seria : " Se o autismo é causado por uma baixa nos neurotransmissores excitatórios, o que explica o brilhantismo lógico ou musical de muitos autistas?"
Atenciosamente, Grupo de Dietas Low Carb.

Bioquímica e Biofísica disse...

Corrigido !

Abobrinhas da Mídia disse...

Quando saberemos a pontuação que sera atribuida a pergunta que o grupo fez ? obrigado.