8 de jun. de 2011

Watch N' Ask

Galera de Biobio,

Antes de mais nada, parabéns pelas apresentações dos seminários de hoje.
Esperamos que os demais grupos mantenham o alto nível nas suas respectivas apresentações!

Como avisado anteriormente, ao final das apresentações 6 grupos foram sorteados (Radicais Livres, Colesterol, Homeopatia, Hipertensão, Bioquímica da Nutrição e Corticóides) para fazer perguntas aos grupos apresentadores, no caso de hoje: neurotransmissores e envelhecimento.
Ao final do semestre as melhores perguntas serão selecionadas e valerão pontos extras preciosos. Então, estejam presentes em todas as apresentações. Hoje alguns grupos foram sorteados, mas por ausência dos componentes, outros grupos tiveram que ser sorteados.

A seguir estão as perguntas, que deverão ser respondidas pelos grupos de Neurotransmissores e Envelhecimento em seus respectivos blogs, em 5 (cinco) dias úteis contados a partir de amanhã, dia 09/06.


Pergunta do grupo de Homeopatia (Jéssica Othon, Natasha Caldas, Leonardo Vaz, Vitor Paiva, Jessica) para Neurotransmissores

Drogas estimulantes podem aliviar ou tratar sintomas de uma depressão?

Pergunta do grupo de Bioquímica da Nutrição (Letícia Pacheco, Gabriela Louise, Beatriz Freitas) para Neurotransmissores 

Qual o papel das junções comunicantes nas células da região cerebral durante o desenvolvimento embrionário, já que nesse estágio elas ainda não são responsáveis pela sincronização da atividade elétrica ?

Pergunta do grupo de Corticóides (Plínio Macedo, Nicolas Nogueira, Bruno Fonseca) para o grupo de Neurotransmissores


Como fatores externos que influenciam emocional, afetam bioquimicamente o funcionamento cerebral e desencadeiam doenças como a depressão? A genética influencia nesse processo?

Pergunta do grupo de Colesterol (Fernanda Vargas, Mariana Prado) para Envelhecimento

O que pode ser feito para retardar o processo de envelhecimento?

Pergunta do grupo de Radicais Livres (todos os membros) para Envelhecimento

Por que ocorre o envelhecimento precoce ns casos de clonagem animal divulgados, como o caso da ovelha Dolly?

Pergunta do grupo de Hipertensão (todos os membros) para Envelhecimento

Como dito, com o avançar da idade ocorre a diminuição dos telômeros. Quando é feita a clonagem reprodutiva é usada uma célula adulta para formar o embrião. Pode-se entender que esse embrião possuirá telômeros reduzidos em comparação a embriões normais. De que forma o tamanho reduzido dos telômeros influencia no metabolismo do ser clonado?

Nenhum comentário: